segunda-feira, 18 de maio de 2009

E a Virada?

Este fim de semana teve a Virada Cultural em Caraguá, e como sexta foi aniversário da minha Mamis (beijo mãe!) matei dois pobres coelhinhos com uma cajadada só, inconsequentemente me bandeando para terras caiçaras.

Caraguá é um lugar engraçado, onde não muda nada mas fica diferente, muda tudo e continua igual.

Diferente porque nos meus tempos em um ano inteiro não tinha a quantidade de shows e peças boas que teve agora em um único fds, ainda mais de graça. Diferente também porque os rostos, para o bem e para o mal, não são mais os mesmos: a pirralhada de antes cresceu e tá na rua, quem tava na rua antes caiu fora pra bem longe a tempos.

Igual porque é impossivel deixar de notar as questões politicas que ocorrem por debaixo dos panos para que um evento desse porte ocorra, sem contar a descarada propaganda de politicos sem mérito. Igual porque cantadas que já eram imbecis a dez anos atrás (como o famigerado “posso te conhecer”) continuam firmes e fortes. E igual também porque os vidas-lokas ainda existem e, pior ainda, se proliferaram, andando por aí encarando os outros de tal forma que você não faz idéia se o individuo quer ter pegar, assaltar ou bater * medo *.

Apesar disso, o clima da Virada em si foi muito bom, uma galera bem diferente misturada e muitas familias, o que me deixou feliz de perceber que não são as pessoas que são alienadas a questões culturais, mas sim que há uma falta muito grande de investimentos nesse setor, quando há oportunidade as pessoas comparecem.

Mas vamos a Minha Virada:

Foi muito boa, vi praticamente tudo que queria, e ainda ganhei brindes maravilhosos e inesperados pelo caminho.
Numa noite de 15° e três blusas de frio, comecei com Funk como le gusta, que infelizmente chegei muito tarde e só vi três ou quatro musicas, mas dei a sorte de vê-los descendo do palco e tocando no meio da galera, muito foda.
A proxima foi uma bandinha muito ruim de Santos, eu e a Kel aproveitamos a pausa para encher a barriga e entrar de bicão numa cerimônia de casamento que tava rolando por lá: saímos na filmagem e ainda descolamos duas paradinhas de fazer bolhinhas de sabão :).
Depois veio Havana Brasil, musica cubana e um pouco de sambinha, utilizei toda a minha (falta de) habilidade em salsa, adquirida na tenta cubana no FSM.
Em seguida Brasov, inesperado pois não estava na programação que eu tinha visto, foi muito bom, pena que curto.
No intervalo conhecemos um maluco filosofo e muito gente boa, que se amarrou nas nossas bolhinhas de sabão, e era hilario pois não conseguia fazer nenhuma, tadinho.
Duas horas seguidas, frenéticas e exaustivas de Monobloco, de esquentar tanto a ponto de eu ficar com só uma das blusas e me arrepender por não estar com uma de alcinha. Nunca imaginei que sentiria um espirito tão carioca em Caraguá.
Pra mim aí já tinha dado a noite, meus pés já tinham ido pro espaço, mas ainda ia ter Hangar e a Kel queria vê-los, então o jeito foi voltar pra casa as cinco da manhã.

Dia seguinte...acordar, tomar banho e partir pra curtir a Virada, desta vez com a família completa.
Perdemos a peça do meio dia, vimos um pouco de Peneirei o Fubá, tava curtindo, mas meus pais quiseram ir pro teatro, onde rolou uma apresentação de dança em que os dançarinos usavam o próprio corpo, o chão do palco e coisas com sacos de supermercado para fazer o som, muito maneira, mas confesso que cochilei um pouquinho pra aliviar o cansaço.
Depois teve Monica Salmaso, a mulher tem uma voz fantástica, e os músicos dela também são fodas, fiquei triste (e morrendo de vergonha) de sair antes de acabar, mas não queria perder o encerramento com o Moveis.
Ah, o Moveis...
Galera, me apaixonei. Aquele vocalista é um fofo, parecia que tava cantando pra mim, e eu cantando de volta pra ele. Foi lindo, foda, me acabei de pular, dançar e cantar (a ponto de abrirem espaço a minha volta. ¬¬). E quando acabou foi triste demais ver meu novo-amor-de-cinco-minutos ir embora, como algo que nunca chegou a ser... :(

E foi assim, minha gente.
Tô cansada a beça, minhas pernas doem horrores, a voz tá falhando, a corda dos trabalhos da faculdade apertando cada vez mais o meu pescoço, e sei que vou ficar devendo sono por uns bons longos dias...
Mas não me arrependo nenhum pouquinho: valeu a pena.

(o maior post desse blog, fato)

Um comentário:

  1. rá, a primeira parte do post até parece que foram escritos dos meus pensamentos! hauhahahua

    nao posso deixar de falar "ah manow, que inveja de vc, QUE INVEJA, CARALHO!"
    e eu percebi que depois que eu mudei pra ca, caragua parece ter melhorado assim uns 45%, massa nao?! agora eu nao to mais la, ou ai, sei la :x
    bom, adorei o post, passa la no meu pra me motivar a postar sempre e nao deixar o blog durar so 3 dias!
    uma bjoca saraaa :*

    ResponderExcluir