sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Um pouquinho sobre trabalho de campo.

Há alguns anos levei minha irmã a uma dessas feiras para fans de anime e coisas japonesas, daquelas cheias de gente fantasiada (e estranha).
Eu já estava careca de ver os mangás dela espalhados pela casa, e de saber que aquilo se lê folheando de trás para frente. Sendo assim, encostei em um stand e comecei a folhear alguns... do modo ocidental!
E, claro, o cara da banquinha me olhou com todo o desprezo de quem vê uma noob que certamente não faz a menor idéia de como foi parar ali.

E o trabalho de campo é exatamente assim: você sabe tudo na teoria, sabe como fazer isso ou aquilo, o que é mortalmente errado fazer, mas na hora entra no automático e faz como sempre fez a vida toda.

Ah se fosse facil desintrojetar a cultura!



(e amanhã eu volto ao campo, para a minha alegria e desespero)

2 comentários:

  1. é verdade, talvez imagine-se como um corpo estranho fazendo turismo de mente virgem e com o intuito de aprendiz, como se fosse um alien, bjossssss

    ResponderExcluir
  2. Pois é, e essa incoerência entre o que sabemos e fazemos acontece num nível muito maior. Quantas coisas nós temos consciência, mas fazemos totalmente ao contrário na vida?

    Filosofias a parte, que cara chato te olhando feio! Pré-julgamentos são ridículos.

    Enfim, adorei seu blog, tô te seguindo, tudo bem? =)

    ResponderExcluir